Autores
Camilo Torres
Camilo Torres nasceu em 3 de fevereiro de 1929, no seio da burguesia liberal de Bogotá, capital colombiana. Como estudante de Teologia, passou a se dedicar à análise da pobreza e injustiça social. Já como sacerdote, decidiu dedicar seus estudos e sua vida à transformação desta realidade.
Eusínio Lavigne
Eusínio Gaston Lavigne (1873-1973), marxista e espírita baiano, não foi somente um advogado, jornalista e escritor brilhante, apelidado de “um mestre humanista” por Nelson Werneck Sodré.
Sua atuação como ser político foi completa, na teoria e na prática. Participou de diversos movimento sociais e democráticos da primeira metade do Século XX, como a campanha civilista de Ruy Barbosa, o movimento de partidários da paz e a campanha “O petróleo é nosso”. Também administrou a cidade de Ilhéus/BA de 1930 a 1937 como interventor e prefeito, trazendo diversas melhorias urbanísticas e sociais, quando foi deposto pelo regime do Estado Novo. Além disso, concorreu ao Senado para a Constituinte de 1946, concorrendo na chapa de Luis Carlos Prestes.
Flamarion Maués
Doutor em História pela Universidade de São Paulo, professor no Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus São José dos Campos, e membro associado do Instituto de História Contemporánea da Universidade Nova de Lisboa. Autor de Livros que tomam partido: edição e revolução em Portugal, 1968-80 (Lisboa: Parsifal, 2019). Foi coordenador editorial da Fundação Perseu Abramo entre 1997 e 2008.
Gênesis
Poeta, slammer, contadora de histórias e atriz. É uma das organizadoras do Slam das Minas RJ, uma batalha de poesia só para mulheres que acontece em todo o Rio de Janeiro. Publicou seu primeiro livro infantil, Cadê Martin?, pela Chiado Editora, e seu livro de poesia, Delírios de (R)existência pela Padê Editora. Tem participação no livro Identidades, da Editora Conexões, uma coletânea com 18 escritoras negras.
Glauber Ataide
Glauber Ataide é mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais, onde também se graduou em Filosofia, na modalidade bacharelado. Possui especialização em Teoria Psicanalítica e mora com sua esposa e dois filhos em Nuremberg, Alemanha. Através de seu canal e podcast Filosofia Vermelha trabalha no ensino e transmissão do pensamento filosófico em geral e de suas principais áreas de pesquisa: o marxismo, sua relação com o idealismo alemão e a psicanálise.
João Araió
João Araió nasceu em Parnaíba, Piauí. É jornalista, poeta e artista visual radicado no Rio de Janeiro. Estreou em publicações em 2006, na Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos (Câmara Brasileira de Jovens Escritores). Integrou a Antologia de Poesia Plástico Bolha (Organograma Livros, 2014) e participou da exposição Poesia Agora (2015), que ocupou o Museu da Língua Portuguesa. Em 2016, lançou o zine Leve poesia. Em 2020, foi premiado pelo edital de literatura Arte como Respiro.
Luiz Antônio Andrade OIiveira
Luiz Antônio Andrade OIiveira nasceu em Ubá (MG). Radicou-se no Rio de Janeiro ainda menino. Graduado e Pós-Graduado (mas não engravatado) em Filosofia pela UERJ, leciona nas escolas públicas do Estado do Rio na labuta eterna para encantar e provocar jovens iracundos. Publicou "Matutando" em 2017 e "Vazio de Dentro" em 2020 (ambos pela Pachamama Editora).
Manuel Porteiro
Manuel Porteiro (1881-1936) é daquelas figuras excepcionais, difíceis de se encontrar. Nascido numa província de Buenos Aires, de família pobre, trabalhou desde cedo e, por isso, não frequentou a escola. Por trabalhar muito tempo em abatedouros de animais, travou ali contato com movimentos de trabalhadores organizados e as ideias socialistas.
Defendia que o espiritismo era ao mesmo tempo Ciência, Filosofia, Moral e Sociologia, que os espíritas deveriam compreender as estruturas da sociedade e não ficar indiferentes aos problemas sociais.
Matheus Neves
Ator, dramaturgo, diretor teatral e arte-educador. Bacharel em Atuação Cênica pela UNIRIO. Mestre em Artes da cena pela UFRJ, investiga aspectos da preparação corporal para atuação, dança e performance, tendo o corpo negro e arte negra como foco. Participa do corpo editorial da revista Experimenta/o de graduação.
Thiago Barbosa
Thiago Barbosa da Silva é goiano, porém, vive entre Brasília e Rio de Janeiro. É pai de um menino lindo, o Lipe: uma fonte de inspiração e esperança. É formado em História e licenciando em Sociologia. Apaixonado por Literatura, participou, em 2020, da antologia poética Poesia Livre, do
Concurso Nacional de Novos Poetas. É autor da obra Sobre a Dureza Destes e de Outros Tempos, pela editora Ape’ku, na qual reúne poemas que transbordam um clamor por justiça social, compaixão, esperança e um mundo novo onde todxs sejam livres e iguais. A Memória Corporal dos Chumbos é seu primeiro livro de contos.
Sandro Ramon Ferreira da Silva
Professor universitário e da educação básica. Possui graduação em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003) e mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (2006). Doutorado em História Social pela mesma Universidade Federal Fluminense (2012). Atua principalmente na discussão dos seguintes temas: Igreja, Teologia da libertação, Brasil Republicano, Ditadura Militar, América Latina, relações Estado-Igreja e imaginário social.Na Educação Básica tem se dedicado a projetos educacionais e livros didáticos ligados às temáticas da História Local.
Vinícius Juberte
Vinícius Juberte é doutor em História pela Universidade de São Paulo, pesquisador na área de História do Livro e da Edição. É especialista nos projetos editoriais do PCB entre os anos 1940 e 1960. Realizou sua pesquisa em arquivos nacionais e internacionais, como a Biblioteca Edgard Carone do Museu Republicano da USP e os arquivos da PIDE na Torre do Tombo em Lisboa. Foi professor substituto no Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e atualmente trabalha como professor do ensino médio da rede privada da cidade de São Paulo.